segunda-feira, 14 de abril de 2008


Li esta reportagem e achei muito interessante repassá-la!

Reportagem Revista Cães & Cia - 325

Westie - Certo x Errado dos Filhotes

Aparência bem construída - O Westie, mesmo quando filhote, é solidamente construído. Aparenta ter boas musculatura e ossadura. Também é um cão de tronco compacto.

Crânio mais longo que focinho - O topo do crânio é levemente arqueado. Ainda assim, a linha superior do crânio é paralela à do focinho. O comprimento do focinho (do stop até o nariz) é ligeiramente inferior ao do crânio ( do stop até a região posterior da cabeça). O focinho é reto, tem boa massa e afina pouco em direção à ponta. O stop (ângulo de encontro entre testa e focinho) é marcado. Os olhos têm tamanho médio, formato amendoado, boa distância entre si e cor o mais escura possível.

Orelhas pequenas e eretas - O Westie nasce com orelhas pendentes. Por volta dos 30 dias de vida do filhote e, no máximo, até os 90, elas já devem estar eretas.Tambémsão pequenas, portadas firmemente, situadas praticamente no topo da cabeça, de forma que não fiquem muito afastadas nem muito próximas uma da outra. São pontiagudas e devem ser mantidas sem franjas nas pontas.

Mordedura em tesoura - O Westie tem mordedura em tesoura. Isso é, os incisivos (dentes da frente) superiores se fecham imediatamente à frente dos incisivos inferiores. Vale lembrar que a mordedura pode se modificar durante a troca de dentes, que geralmente começa por volta dos 4 meses de idade.

Linha superior reta - A linha superior do Westie é reta e paralela ao solo.

Posteriores paralelos - Visto por trás, os posteriores são retos, musculosos, curtos e paralelos entre si. Já de perfil, são bem angulados. Isso é, a articulação do joelho e do calcanhar são nitidamente perceptíveis.

Anteriores retos - As pernas anteriores são curtas, retas e paralelas entre si.

Pés Redondos - Os pés são redondos, com dedos arqueados e rentes uns aos outros.

Cauda ereta - A cauda do Westie é ereta, formando com as costas um ângulo o mais reto possível. No adulto, seu comprimento deve variar de 12,5 a 15 cm. No filhote, o comprimento ainda não está definitivo, mas o correto é que a cauda não ultrapasse a altura do topo da cabeça. Também deve ser uniforme, sem desvios ósseos.

Cor Branco - O Westie desde filhote, é inteiramente branco.

Pelagem Densa - A pelagem do Westie filhote, embora não seja muito abundante, deve ser densa e fechada.

Nariz, unhas e almofadas plantares pretos - O Nariz (trufa) do Westie é preto. Preferem-se também as unhas e as almofadas plantares pretas, embora se tolerem as claras. O filhote nasce com essas regiões rosadas, mas, na maioria dos casos, elas atingem a coloração definitiva em no máximo 60 dias.

Abraços e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails