terça-feira, 15 de julho de 2008


O combate a pulgas e carrapatos
Ajudar nossos cães e gatos a escapar do ataque das pulgas não é fácil, mas é possível. Parece que elas estão por toda parte - sempre dão um jeito de aparecer. Carrapatos, tão comuns no campo, tornam-se cada vez mais presentes também nas cidades. Esses pequenos parasitas, além do incômodo que causam - maior ainda quando há alergia a picadas - acionam o sistema imunológico, sobrecarregando-o e enfraquecendo-o. O pior é que podem transmitir doenças. Apesar de as pulgas e carrapatos serem mais notados na época de calor, que estimula a reprodução (a fêmea precisa de sangue para ficar fértil), agem o ano todo. É preciso manter estes parasitas permanentemente afastados.
No Animal
Há diversos tipos de produtos que podem ser usados para prevenção e combate das pulgas e carrapatos. A escolha depende de fatores diversos. O cão ou gato podem ter alergia a determinados componentes - percebe-se que o animal é alérgico a um produto quando, ao passar um pouco na pele, ela fica avermelhada. A praticidade das aplicações, a toxicidade, a eficácia e o custo variam de acordo com o produto. Há cuidados a tomar nos casos de gravidez ou amamentação e conforme a idade do animal e a resistência dele. Por tudo isso, a orientação do veterinário é importante. Seguir cuidadosamente as instruções dos fabricantes dos produtos, também.
Alguns exemplos de tratamentos: banhos antiparasitas; top spot; spray; coleira parasiticida; anticoncepcional de pulgas e injeção à base de ivermectina.
Matéria: Revista Cães & Cia número: 253
Nós utilizamos em nosso pequenino o Frontline Plus, para mais informações acesse:http://www.merial.com.br/frontline/
Abraços e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails