sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Alimentos Transgênicos

Você já reparou se nas embalagens de alimentos que você compra para seus animais existe este T amarelo? Caso exista, você está adquirindo para seus animais um alimento transgênico.


O que é um alimento Transgênico?
São aqueles alimentos geneticamente modificados.
Segundo as leis de biossegurança, qualquer produto que contenha mais de 1% de organismos geneticamente modificados (OGM), devem trazer estampado em suas embalagens este símbolo acima.
Para ajudar o consumidor a entender os riscos associados aos organismos geneticamente modificados (OGMs), o IDEC produziu a cartilha
Transgênicos: Feche a boca e abra os olhos.
O Greenpeace faz campanha no Brasil contra os transgênicos desde 1998.
Os transgênicos podem causar o aumento do uso de agrotóxicos e a perda de biodiversidade. Ainda não existe consenso na comunidade científica sobre a sua segurança para o consumo.
O Greenpeace também criou uma cartilha
"Guia do Consumidor - lista de produtos com ou sem transgênicos"

Quais são os riscos para a saúde?
Estudos feitos pelas multinacionais interessadas na liberação do cultivo e comercialização de alimentos transgênicos têm sido contestados por inúmeros cientistas. Segundo boa parte deles, alguns riscos à saúde que os OGMs trazem são praticamente certos, como riscos de alergia.
O mais temido dano que os transgênicos podem causar à saúde do homem é a transferência da sua resistência para microorganismos patológicos, como bactérias que causam infecções. Não há notícias que isto tenha ocorrido de fato, mas especialistas não descartam esta hipótese. Cobaias alimentadas com transgênicos têm apresentado alterações em seu sistema imunológico e em vários órgãos vitais.

Quais os riscos para o Impacto Ambiental ?
O cultivo de OGMs pode causar impactos no meio ambiente, como perda de biodiversidade e erosão genética, o surgimento de super ervas daninhas próximas a plantação, correndo-se o risco das ervas ficarem resistentes ao próprio herbicida que deveria matá-las. Outro risco apontado é a possibilidade de resistência de insetos e pesticidas, que evoluiriam e se tornariam imunes à resistência dos transgênicos.

Por que o Greenpeace se opõe aos transgênicos?
Conseqüências desconhecidas - O Greenpeace faz campanha contra a liberação de transgênicos ou organismos geneticamente modificados (OGMs) no meio ambiente e se opõe ao seu uso na alimentação humana e animal. Para a organização, os resultados da utilização de transgênicos são imprevisíveis, incontroláveis e desnecessários.


Fonte: Greenpeace; Consumidor Brasil; Idec

2 comentários:

Marché Noir. disse...

Olha que interessante, eu nunca reparei antes e vou passar a reparar a partir de agora com certeza.
Ótimo post.
Um abraço, Carolina.

Anônimo disse...

Obrigada pelo carinho! É, precisamos ficar atentos, saúde em primeiro lugar!!! beijossss

Related Posts with Thumbnails